A Cidade Constitucional Montevidéu, viagem didática com foco na organização dos três poderes e nas relações Estado e sociedade.

O projeto acadêmico “Cidade Constitucional” idealizado e desenvolvido pelo Prof. Dr. Marcelo Nerling com apoio institucional da Escola de Artes Ciências e Humanidades – Universidade de São Paulo – consiste em uma viagem didática de imersão às instituições político-administrativas que dão sustentação às atividades e funções do poder público.  As primeiras experiências da disciplina foram realizadas na capital Brasília-DF, proporcionando aos alunos, sobretudo do curso de Gestão de Políticas Públicas, a compreensão e reflexão acerca da estrutura e organização dos três poderes e as políticas públicas desenvolvidas pelo governo em âmbito federal.

O sucesso e reconhecimento acadêmico adquirido ao longo das experiências anteriores possibilitaram a valorização e expansão do projeto, ultrapassando por sua vez, de forma pioneira, os limites territoriais brasileiros, sendo realizada em Montevidéu, capital do Uruguai. A ideia que havia emergido de forma despretensiosa em uma conversa informal entre dois professores, tão logo se materializou em um dos maiores e mais significativos projetos empreendido pelos professores envolvidos, assim como se constituiu em uma das maiores experiências pessoais que tive.

Relatório das atividades da semana

Segunda-Feira (296)

 Local: Departamento de Ciências Sociais.

Período: Manhã

O primeiro compromisso da viagem didática foi realizado no departamento da Faculdade de Ciências Sociais, primeira e única universidade pública do país criada em deliberação do Conselho Central em 1989, com a apresentação da palestra do historiador prof. Gerardo Caetano Hargain tratando de assuntos relacionados à dimensão da cidadania, da conquista de direitos civis, políticos e sociais; e da palestra do representante Rafael Reis, chefe do gabinete do alto representante Geral do Mercosul, discutindo sobre a criação do Parlamento do Mercosul (Parlasul)  e as estratégias e iniciativas de formação e integração política, econômica, social e regional entre países membros.

11667302_1003655739667529_7568084143800992590_n

Foto 1: Delegação na Faculdade de Ciências Socias. Na primeira fileira (agachado) está o Prof. Gerardo Caetano.

Local: Embaixada do Brasil no Uruguai.

Período: Tarde

No segundo compromisso da segunda-feira, período da tarde, visitamos a Embaixada do Brasil no Uruguai – Departamento Cultural. Na visita foi apresentado aspectos históricos da embaixada, assim como foi exposto a organização e estrutura de suas funções diplomáticas.  Uma das principais atividades da embaixada está vinculada à Divisão de Temas Educacionais (DCE) departamento responsável pelos temas vinculados à educação no Ministério de Relações Exteriores, atuando sobretudo nos assuntos relacionados à cooperação educacional, participação em negociação de acordos, programas de bolsas de estudos através da relação de cooperação entre Brasil e Uruguai.

11167975_363297907214190_8343812111762727958_n

Foto 2: Embaixada do Brasil no Uruguai.

Terça-Feira (306)

Local: Dirección General Impositiva – DGI

Período: Manhã.

 A Dirección General Impositiva – DGI é uma unidade executiva vinculada ao Ministério de Economia e Finanças, na qual está estabelecida a atual estrutura organizacional da Administração Tributária do país. Neste contexto, o inicio das atividades contou com a exposição realizada por Gustavo Gonzales, coordenador da Assessoria Econômica – DGI, no qual se apresentou a matriz tributaria Uruguaia,  discutindo sobre suas principais fontes de receita e despesa.

Logo após tivemos a excelente discussão promovida por Margarita Faral – encarregada da Secretaria Técnica Geral de Educação Tributária – a respeito da Educação Fiscal, formalizada através do Programa Educacíon Tributaria, com objetivo de promover a consciência fiscal, o fomento a valores e atitudes vinculados a participação cidadã, justiça social, equidade, responsabilidade e formação da compreensão da função sócio-econômica dos tributos para crianças e jovens. Nesta perspectiva, em complemento ao programa de educação tributária,  também nos foi apresentado o Plan Ceibal, projeto socioeducativo de inclusão digital, buscando promover maior e melhor acesso à educação e a cultura através da distribuição de computadores portáteis a cada criança em idade escolar e aos professores da rede pública de educação.

11040635_363298040547510_5002554051671524112_n

Foto 3: Sala de imprensa da Dirección General Impositiva. Palestra com a especialista Margarita Faral.

Quarta-Feira (017)

Local: Casa Proderechos

Período: Tarde.

 A última atividade do dia consistiu em uma conversa sobre as pautas, a organização, estrutura e participação dos movimentos sociais no Uruguai. Realizada na casa Proderechos, composta por um coletivo de movimentos que apostam uma sociedade mais democrática e integrada, o coletivo engloba a discussão de diversas temáticas, atuando em temas relacionados à saúde sexual e reprodutiva e descriminalização do aborto, alteração das normas sobre drogas, iniciativas vinculadas à consagração dos direitos da diversidade sexual, maioridade penal e etc. Para conversar com a delegação, representantes dos movimentos sociais Mujeres en el Horno, coletivo de mulheres que lutam pelo direito sexuais e reprodutivos, trataram sobre a temática do aborto; e do coletivo Ovejas Negras.

 10409675_363298363880811_8985262481435805079_n

Foto 4: Casa Proderechos, reunião com os coletivos dos movimentos sociais.

Local: Faculdade de Humanidades e Educação

Período: Noite

A palestra realizada na Faculdade de Humanidades e Educação teve como principais temas a lei de regulação e controle da Cannabis (Marijuana) e a lei de defesa da saúde reprodutiva e da mortalidade materna. Nesta perspectiva, para a discussão dos temas, contamos com a participação do Deputado Sebastian Sabini, relator da Ley Nº 19.172, que dispoõe sobre o controle e regulação do Estado na importação, produção, aquisição, consumo e comercialização da maconha. Segundo o deputado, a lei baseada na regulação tem consequências positivas no que se refere a segurança pública, sobretudo por significar o combate ao narcotráfico como fonte de recursos para o crime organizado. Outros pontos de  importantes discussões referiam-se a aspectos da regulação da producão e consumo, sobremaneira vinculados a dimensão da qualidade e na discussão sobre a saúde dos usuários, no qual a lei incorpora aspectos relevantes sobre a disponibilização de quadro de assistência aos usuários, promovendo orientação e tratamento. A excelente exposicão acerca da saúde reprodutiva e mortalidade materna, ficou a cargo da antropóloga Mariana Vieira Cherro.

11703065_1003676616332108_3675093874469705079_n

Foto 5: Deputado Sebastian Sabini, relator da lei sobre regulação e controle da Cannabis.

Quinta-feira (027)

Local: Parlamento do Mercosul

Período: Manhã

O Parlamento do Mercosul – Parlasul – é o orgão legislativo e democrático da representação da pluralidade e diversidade da região, tendo em vista a transparência e  legitimidade social no desenvolvimento de iniciativas de integração entre países membros. Na visita guiada, tivemos a oportunidade de conhecer a estrutura da  sede do Parlasul, assim como nos foi apresentada algumas das principais funções, a formação da composição dos parlamentares do Mercosul, processos de titulação dos membros e temas debatidos nas sessões legislativas.

11695980_10153451728019664_7490321914171305001_n

Foto 7: Delegação reunida na sede do Parlamento do Mercosul – Parlasul.

Local: Palácio do Legislativo.

Período: Tarde

A segunda atividade do dia provavelmente foi uma das mais importantes e expressivas da viagem. Em um primeiro momento nos foi apresentado, em visita guiada, o Palácio Legislativo, a Sede do Parlamento do Uruguai, que data o início de sua construção em 1904, que é possivelmente um das construções mais belas e imponentes do país. A grandiosidade e exuberância de sua arquitetura não se destaca apenas em sua parte exterior, o interior do edifício também guarda beleza e riqueza incomparáveis. Destacam-se a Sala dos Passos Perdidos, com dois lindíssimos vitrais e mosaicos venezianos e a Câmara dos Deputados.

Por fim, ao final da atividade tivemos a singular oportunidade de encontrar o ex-presidente José Alberto Mujica, Pepe Mujica. E a delegação o conheceu, não em sua representação política, ideológica ou dos tempos de militância, que em muitas das vezes esconde o lado pessoal e, se não for um erro de definição, uma perspectiva mais humana dos atores políticos. Mas tivemos o privilégio conhecê-lo em sua figura humanística, trazendo reflexões acerca da solidão, da juventude, do amor e sobretudo da vida.

10982086_1003692112997225_8015807862417039613_n

Foto 8: Palácio Legislativo.

11659550_363299320547382_7742169362540503680_n

Foto 9: Em destaque, José Alberto Mujica.

 Sexta-feira

Local: Ministério das Relações Exteriores

 No último dia de viagem da disciplina, possivelmente o dia com menor número de atividades, a delegação se dirigiu ao Ministério de Relações Exteriores do Uruguai. Como órgão político-administrativo do Estado, sua missão institucional é de planejar, dirigir e executar a política exterior e as relações internacionais da república. Em uma visita guiada ao ministério, podemos conhecer um pouco sobre sobre a história de sua fundação, sua riqueza material e histórica. O edifício se constitui em parte da história viva do ministério.

Local: Poder Judiciário

Período: Tarde

O compromisso final da disciplina objetivava conhecer o funcionamento do Poder Judiciário. Desta maneira, após a visita ao Ministério de Relações Exteriores, tivemos a oportunidade de conversar com o Dr. Raul Oxandabarat, Diretor de Comunicação Institucional da Suprema Corte de Justiça. Dentre algumas das funções do órgão de comunicação podemos destacar a elaboração de estratégias de canais de relacionamento com os meios de comunicação (rádio, televisão, internet etc), além das atividades de construção da imagem da instituição.

Sábado (04/07)

O dia 04 de Julho foi marcado pelo retorno da delegação ao Brasil. A viagem possibiltou o acréscimo de conhecimentos acerca da estrutura e organização dos três poderes, das instituições e das políticas públicas da república Uruguaia. Certamente o conhecimento adquirido servirá como instrumento de comparação e consideração aos futuros gestores das políticas públicas, e certamente a disciplina se constituiu em inesquecível experiência à todos os envolvidos.

Por fim, se não podemos falar em agradecimento, falemos em reconhecimento do grandioso, mas também incansável trabalho empreendido pelos Professores da Escola de Artes e Humanidades (EACH-USP)  Marcelo Nerling, Wagner Iglecias e Jaime Crozatti.

Relatório elaborado por Rony Cardoso, graduando em Gestão de Políticas Públicas.

Comente esse post!